Lançamento Mediações Arquitetônicas. Redes profissionais e práticas estatais no Rio de Janeiro

A conversa de lançamento do livro “Mediações Arquitetônicas. Redes profissionais e práticas estatais no Rio de Janeiro” ocorreu no dia 23 de setembro de 2021. Contou com os organizadores Roberta Sampaio Guimarães, Antônio Agenor Barbosa e Gabrielle da Costa Moreira e com a convidada Julia O’Donnell. A mediação ficou a cargo do editor Rafael Gutierrez. Disponível no youtube da Papéis Selvagens: https://www.youtube.com/watch?v=_0v6MS6ms6M

Textos de Roberta Sampaio Guimarães, Antônio Agenor Barbosa, Gabrielle da Costa Moreira, Rodolfo Teixeira Alves, Rachel Paterman, Paulo Vitor Ferreira da Silva, Bruno Amadei Machado, Juliana Menezes Pereira, Luciana Alencar Ximenes, Rafael Alves da Silva, Aline Viana de Sousa e Frank Andrew Davies.
Sinopse: A cidade do Rio de Janeiro foi inúmeras vezes palco, plateia e bastidor de intervenções urbanísticas. Da reforma Pereira Passos às operações atreladas aos megaeventos esportivos, os saberes da arquitetura têm sido sistematicamente acionados para legitimar obras “promotoras do bem-comum” e engendrar processos de categorização social, valorização imobiliária e disciplinamento de espaços e habitantes. A proposta deste livro é compreender as tramas sociais que sustentam tais iniciativas e as imagens e narrativas de progresso e modernidade produzidas pelo campo arquitetônico e pelas práticas estatais. A partir do diálogo entre referenciais da antropologia, sociologia, arquitetura, urbanismo, história, geografia e comunicação social, autores e autoras analisam as mediações profissionais, os interesses particulares e as controvérsias movimentadas em diferentes projetos financiados com recursos públicos.