1ª Roda de Conversa do projeto de extensão Memórias Sensíveis Brasileiras

Roda de Conversa do projeto de extensão Memórias Sensíveis Brasileiras sobre as disputas da memória pública em relação ao sistema carcerário e penal. Dia 25/07, segunda-feira, às 14h – Sala Amarela, 109, Térreo – IFCS/UFRJ. Com Ana Tonini (Coletiva Tod@s Unid@s/Ciências Sociais/UFRJ) e Fernando Rabossi (DAC/PPGSA/IFCS). Exibição do documentário “Ordálio” (direção Ana Tonini, 2013) e debate sobre as produções “PCC: Poder Secreto” (direção Joel Zito, 2022) e “Auto de Resistência” (direção Lula Carvalho e Natasha Neri, 2018).

O projeto Memórias Sensíveis Brasileiras visa estimular o debate público em torno das formas de inscrição de memórias consideradas sensíveis e dolorosas e relacionadas às mazelas de caráter coletivo e estrutural do país. O projeto aborda produções culturais variadas que trazem como temas centrais as memórias produzidas sobre o racismo, a repressão e violência política, as dinâmicas de expulsão e deslocamento habitacional, as violências ligadas a gênero e sexualidade, aos mecanismos de encarceramento e privação de liberdade e às modalidades de intolerância e perseguição religiosa e étnica. A proposta é debater narrativas poéticas e estéticas que estimulem reflexões sobre a comunicabilidade da dor, a nomeação e o entendimento da violência, a mercantilização da violência e a formação de uma cultura memorial nacional.

Coordenação do projeto: Roberta Guimarães (DAC/IFCS)

Extensionistas: Emily Bonagura, Vittar, Sofia Ferreira, Carol Tostes, Rodrigo Rouvier, Nina Fontes, Caio Gomes, Emanuely Potiguara, Sylvia Bomtempo

Programação visual: Emily Bonagura (@emibonagura)
Foto de divulgação: Letícia Lemos (@xlemosle)

 

Registros do evento